Afinal, quando se deve iniciar a Terapia da Fala? Uns são da opinião de ser a partir dos 3 outros dos 6 anos mas... é mesmo assim??
Um grande número de crianças chega à Terapia da Fala com mais de 6 anos, porque o Pediatra, a Médica de Família, a Educadora ou uma amiga disse que ainda era cedo para fazer Terapia. "Só depois dos 3!", "Só depois dos 6!", "Deixe-o crescer que isso resolve-se por si" ou "Se ainda tiver essa dificuldade quando entrar no 1º Ciclo ponderamos a Terapia!", ouve-se com frequência. Mas, não é bem assim!
A idade não é fator de decisão para a criança ter, ou não, Terapia da Fala mas sim a necessidade.
A Terapia da Fala trabalha com bebés, desde o nascimento, passando por todas as faixas etárias até à 3ª idade. Ao nascimento, o bebé pode não fazer uma sucção adequada para se nutrir corretamente, por volta dos 6 meses, durante o processo da introdução alimentar, a criança pode engasgar-se com frequência com os alimentos ou ter dificuldade em engolir, com 1 ano ainda não mastiga e só se alimenta com alimentos passados, com 2 anos não fala nada, com 3 anos diz poucas palavras e não faz frases, aos 4 anos o seu discurso é ininteligível, e por ai adiante. São estas, e outras, as situações que podem levar uma criança com menos de 6 anos a ir à Terapia da Fala.
Quais as causas?
As dificuldades na fala, em crianças, podem ser causadas por vários motivos, como por exemplo, a criança pode ter uma alteração estrutural, na língua ou palato (céu da boca), o freio curto (pequeno tecido abaixo da língua) que pode limitar o movimento da língua, problemas motores orais, em que podem ter dificuldade em coordenar os lábios e a língua para emitir os sons da fala ou por problemas auditivos em que a criança não faz uma boa discriminação auditiva dos sons da fala, o que afeta também a sua produção, entre outros. Assim, é importante identificarmos a causa para conseguirmos fazer o acompanhamento adequado à criança.
Desta forma, não importa a idade que a criança tem, importa sim as dificuldades que apresenta. Quando a criança, independentemente da idade, apresenta uma dificuldade, seja na mastigação, na fala, na linguagem compreensiva ou expressiva, deve de imediato fazer uma avaliação em Terapia da Fala, para que os pais possam tomar a melhor decisão.
Uma decisão fundamentada é uma decisão consciente e, sem dúvida, a melhor decisão!
Texto elaborado por Dra. Vera Angelino
Terapeuta da Fala da Speechy
Serviços Especializados em Terapia da Fala
Comments