top of page
  • Foto do escritorSpeechy

5 maneiras simples de desenvolver a comunicação do seu filho

Se já está a pensar que não tem tempo, fique a saber que pode estimular a comunicação do seu filho durante as rotinas da família. E sim, é assim tão simples!


Desde cedo, as crianças aprendem a interagir com as pessoas que as rodeiam, sendo os pais os primeiros a ter esse privilégio.


Como se desenvolve a comunicação?


A partir do momento em que nasce, o bebé começa a manifestar, através do choro, os seus desejos, as suas necessidades e o seu estado emocional para que possa ser atendido pelos seus cuidadores. A comunicação do bebé evolui, passando depois a produzir algumas vocalizações, que rapidamente se transformam em balbucio. No primeiro ano do bebé, a sua comunicação desenvolve rapidamente até chegar à sua primeira palavra, e é aos dois anos que se dá o “boom” do vocabulário, em que a criança não só aprende um grande número de palavras como inicia as suas primeiras frases (de 2 a 4 palavras), o que permite com que consiga começar a expressar oralmente as suas ideias, desejos e necessidades de forma mais complexa.


As competências de comunicação da criança desenvolvem-se exponencialmente nos primeiros anos de vida, especialmente se estiver a receber estímulo dos adultos. O grande desafio com que os pais se confrontam é o saber “O que”, “Quando” e “Como”. Isto é, o que fazer para estimular a criança, quando fazer e em que idade e como fazer de forma a que a criança se sinta motivada e se envolva na atividade para que realmente possa aprender com ela.


Existem atividades especificas para cada idade e que promovem o desenvolvimento da fala. Contudo, existem algumas estratégias, que são transversais a qualquer idade, que potenciam a comunicação devendo ser aplicadas diariamente pelos pais de modo a ajudar as crianças a comunicarem mais e melhor.


Deixo 5 dessas estratégias para que possa começar já hoje:



1. Fale com o seu filho e ouça-o quando o fizer

Faça contato visual (olhe nos seus olhos) e fale com ele frente a frente (com os seus olhos na mesma linha dos dele) para que ele possa olhar o movimento da sua boca enquanto o faz. Eles aprendem por imitação, por isso quanto melhor ele conseguir observar, melhor e mais rapidamente consegue reproduzir.

2. Respeite as limitações do seu filho

Aprender a falar é um processo. Na maioria dos casos, as palavras, numa fase inicial, não são bem ditas pela criança e é com a prática e com a observação do modelo correto (ver os pais a falar) é que ela vai melhorando a forma como diz as palavras. Respeite esse processo. Evite rir das falhas da criança (embora por vezes possam ser engraçadas, é super desmotivante para a criança esforçar-se para dizer alguma coisa e receber risadas de volta. Em vez disso, dê-lhe reforço positivo juntamente com o modelo correto da palavra. Por exemplo: Se ela disse “Aua”, responda apenas “Boa, é isso mesmo, água!”

3. Faça perguntas

Fazer perguntas estimula o diálogo. Comece por fazer perguntas fechadas (nos mais pequenos) - que requerem uma resposta sim ou não - ou perguntas abertas (em crianças mais crescidas) - que requerem uma resposta mais composta - para iniciar o diálogo. Certamente a criança vai sentir que realmente quer ouvir o que ela tem a dizer e vai querer entrar no diálogo.

4. Se ainda não o fez, adicione um tempo de leitura à sua rotina diária

Ao ler, incentive seu filho, mesmo que ainda não leia, a falar sobre a história. Explore as imagens da história e solicite que ele as nomeie, falem sobre a história e as suas personagens. A leitura de histórias continua a ser uma das maiores estratégias para promover a comunicação na criança.

5. Seja um bom modelo para o seu filho

Esqueça diminutivos e falar à bebé com o seu filho. As crianças aprendem por imitação. Por isso, fale com ele adequadamente para que ele tenha a oportunidade de aprender a falar corretamente.


O que acha? Fácil de implementar? Qual a sua estratégia preferida?


Um beijinho.


Gostou? Partilhe nas suas redes sociais.


__________________________________________________________________________________


Texto elaborado por Dra. Vera Angelino

Terapeuta da Fala da Speechy

Serviços Especializados em Terapia da Fala





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page