top of page
  • Foto do escritorSpeechy

O que precisa de saber sobre a Gaguez - Parte 1

É extremamente frustrante saber o que quer dizer e o seu corpo não o deixar dizer fluentemente. Vamos desmistificar a gaguez e falar sobre o que pode ser feito.

A maioria das pessoas já teve um momento em que gaguejou, ou assistiu alguém a gaguejar.


Na verdade, a gaguez é uma alteração na fluência da fala que afeta 1% da população mundial, mais de 68 milhões de pessoas e tem maior incidência em género masculino. Em Portugal, esta disfluência afeta cerca de 100 mil pessoas.


Entre os 2 e os 5 anos, as crianças podem passar por um processo de episódios de disfluência (gaguez), que dura aproximadamente 3 meses, e que é considerado normal no desenvolvimento, pois é nesta altura que o cérebro da criança está a desenvolver as estruturas responsáveis pela automatização da fala

No entanto, 25% dessas crianças continuam a gaguejar, e a gaguez persiste como uma dificuldade ao longo da vida, podendo ter um impacto na autoestima e nas interações com outras pessoas.


O que é a Gaguez?

A gaguez é uma disfluência da fala, sendo uma condição neurobiológica, que condiciona a criança, ou adulto, no momento de falar por uma alteração no processo de automatização da fala. É esta alteração que impossibilita a criança, ou adulto, de ter um discurso fluente.


O que torna a gaguez especialmente frustrante é que as pessoas sabem o que querem dizer, mas têm dificuldade em dizê-lo, simplesmente as palavras não saem. A gaguez pode ainda piorar quando a pessoa está excitada, cansada, em stress ou com ansiedade.


Quais os sinais de alerta?

- Repetições de sons da fala (g-g-g-golo)

- Repetições de sílabas (go-go-go-golo)0

- Prolongamentos de sons da fala: jjjjjjjjá

- Inserção de sons da fala (pa-pa-pa-pelo)

- Tiques faciais e/ou corporais

- Evitamento - realiza pausas, substituições de palavras por sinónimos, modificações de frases para evitar palavras que pensa não conseguir dizer, faz muitas pausas preenchidas (interjeições, palavras ou frases), faz uma voz diferente da sua voz natural ou inibe-se de falar

- Sente medo quando tem de falar e isola-se em atividades que não haja necessidade de socializar e comunicar.


Se tem um filho que gagueja, um irmão, um amigo... não espere mais para o encaminhar para um Terapeuta da Fala especialista. Uma terapia de gaguez, especialmente quando realizada numa fase precoce, pode minimizar os sintomas, ou até mesmo levar à remissão da gaguez no caso das crianças, tendo um impacto enorme na qualidade de vida.


Vamos fazer a diferença!


 

Texto elaborado por Dra. Vera Angelino

Terapeuta da Fala da Speechy

Serviços Especializados em Terapia da Fala

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page