Dia Mundial do Puzzle
Atualizado: 31 de jan. de 2020
29 de janeiro | Hoje comemora-se o Dia Mundial do Puzzle!
Enquanto Terapeutas da Fala, somos muitas vezes confrontadas com a questão: Porque é que as crianças fazem puzzles na Terapia?
Pois bem, hoje vamos esclarecer os inúmeros benefícios de realizar um puzzle. Parece apenas um passatempo, mas é uma das atividades mais completas e benéficas para as crianças, dado que fomenta o desenvolvimento de diferentes habilidades mentais e sociais. São elas:
1. Concentração
Os puzzles promovem o foco das crianças e a concentração.
2. Noção espacial
As crianças desenvolvem a percepção de si mesmos no espaço e como outros objetos se relacionam com eles.
3. Reconhecimento de formas
Possibilita identificarem e distinguirem variadas formas.
4. Conhecimento específico do tópico
De acordo com a imagem do puzzle que estão a realizar, vão desenvolvendo o seu conhecimento acerca da mesma.
5. Desenvolvimento da motricidade fina
O pegar nas peças, movimentá-las e encaixá-las nos locais corretos desenvolve as competências motoras.
6. Coordenação olho-mão
As crianças precisam de movimentar as peças para áreas especificas, o que requer coordenação entre os olhos e a mão.
7. Habilidade de resolução de problemas
Juntar peças requer que as crianças utilizem estratégias de resolução de problemas para as colocar nos locais corretos.
8. Linguagem
Explorar a imagem de cada peça à medida que se vai desenvolvendo o puzzle, promove o desenvolvimento da linguagem, nomeadamente o vocabulário, o comprimento médio do enunciado, a sintaxe, entre outras competências linguísticas.
9. Memória
Guardar peças e usar mais tarde, ou repetir o puzzle várias vezes, promove o desenvolvimento da memória.
10. Auto estima
A conquista da concretização da meta, finalizar o puzzle, deixa a criança mais confiante das suas habilidades, elevando a sua auto estima.
11. Competências sociais
Quando feito a pares, promove o aprender a tomar a vez no diálogo e trabalhar em equipa.