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Dia Internacional da Audição


3 de março - Sabe para que serve este dia?


1. Conscientizar

2. Prevenir a surdez e a perda auditiva

3. Promover cuidados auditivos


A Speechy apoia e promove com orgulho o Dia Mundial da Audição.


Muitas pessoas vivem com perda auditiva não identificada, muitas vezes não percebendo que estão a perder determinados sons e palavras.


Avaliar a audição é o primeiro passo para resolver o problema.


Sempre que possível, deve-se consultar um especialista em audição, com o objetivo que avaliar a competência auditiva, de modo a identificar atempadamente qualquer alteração e agir, evitando a perda auditiva. Contudo, por vezes, não é possível evitar, seja por uma situação congénita ou adquirida.

9 factos sobre perda auditiva:


Facto 1: Existem cerca de 360 ​​milhões de pessoas com perda auditiva incapacitante.


Facto 2: Trinta e dois milhões de crianças têm perda auditiva incapacitante.


Facto 3: Infecções crónicas do ouvido são a principal causa de perda auditiva.


Facto 4: Quase uma em cada três pessoas acima de 65 anos é afetada pela perda auditiva incapacitante.


Facto 5: O ruído é uma das principais causas evitáveis ​​de perda auditiva.


Facto 6: A perda auditiva pode ser causada pelo ruído ocupacional e pelo uso de medicamentos ototóxicos.


Facto 7: Pessoas com perda auditiva podem beneficiar de dispositivos como aparelhos auditivos e implantes cocleares.


Facto 8: Os serviços de Língua Gestual e legendagem podem facilitar a comunicação com pessoas surdas e com deficiência auditiva.


Facto 9: Sessenta por cento da perda auditiva infantil é evitável através de ações de saúde pública.


 

Comunicar com alguém com perda auditiva não precisa ser difícil.


Aqui estão algumas dicas simples para comunicar de forma eficaz com alguém que tem dificuldade de audição:


1. Chame a atenção da pessoa, com um aceno de mão ou um toque suave no ombro. Encare a pessoa diretamente e, sempre que possível, fique frente a frente.


2. Fale normalmente e claramente; Não grite, não movimente excessivamente a boca ao falar nem faça gestos desadequados durante a conversação. Essas tentativas de ”facilitar”, na verdade, dificultam a comunicação.


3. Mantenha as mãos afastadas do rosto, possibilitando assim transmitir toda a sua mensagem. Mais de 50% da comunicação é transmitida pela expressão corporal, incluindo a expressão facial.


4. Reduza, sempre que possível, o ruído de fundo (por exemplo, desligando o rádio ou tirando o som da televisão), possibilitando a melhor recepção de voz possível.




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