top of page
  • Foto do escritorSpeechy

Quer falar como um nativo? Simples, modifique a sua pronúncia.

Atualizado: 15 de mar. de 2021


Quer aprender a melhorar a sua pronúncia? Então, rumo ao seu objetivo! 


Saber a diferença entre sotaque (accent) e pronúncia (pronunciation) é o primeiro passo para compreender o que pode modificar de forma a superar as dificuldades com que se confronta. O sotaque relaciona-se com traços culturais, revelando o país ou região de origem do falante. A pronúncia envolve aspectos fonéticos da própria língua, não sendo flexível. Apesar da diferença, muitas vezes os termos são adotados como sinónimos, esta confusão surge porque a pronúncia pode, em alguns casos, denunciar um sotaque em particular.

Na verdade, o sotaque e a pronúncia são muitas vezes motivos de constrangimento para muitas pessoas.

Algumas pessoas chegam ao ponto de nem iniciar uma conversa no idioma que estão a aprender com receio do seu sotaque marcado. Na verdade, não precisa ter um sotaque perfeito para se conseguir comunicar, ou mesmo para ficar fluente.

Por outro lado, a pronúncia pode atrapalhar a comunicação e por isso deve ser aprimorada. Todos os falantes de uma língua, incluindo nativos, têm algum tipo de sotaque, de acordo com a região onde habitam.


O importante é pronunciar de forma clara, sem alterar a estrutura oral da palavra, para nos conseguirmos fazer entender durante uma conversação.

A abertura das fronteiras tem aproximado cada vez mais pessoas e com isso tem havido uma maior expansão do conhecimento de línguas estrangeiras. Existe um grande número de pessoas que mudam de país e que se vêm confrontadas com a barreira da língua. Não por não terem um bom conhecimento linguístico da língua do país onde se encontram mas sim porque a sua pronúncia causa dificuldades comunicativas com os falantes da mesma língua, causando um impacto negativo tanto em atividades simples do dia a dia como no desempenho académico ou profissional, ao não se fazer entender de forma clara numa simples conversa, apresentação ou durante uma reunião.  


Quando aprendemos um novo idioma, existem alguns obstáculos que é necessário ultrapassar de modo a conseguirmos falar como um verdadeiro nativo da língua.

Acaba por ser frustrante conseguir ter um vocabulário vasto da língua, conseguir fazer frases complexas e bem estruturadas e depois olhar para a pessoa que nos ouve e ela está com aquela cara de quem não está a perceber nada!


Condensamos algumas dicas que o podem ajudar a ultrapassar esse desafio.



1 Decida se quer mesmo modificar a sua pronúncia. A decisão final é sua. Contudo, alguns fatores devem ser considerados para que saiba se deverá, ou não, eliminar o sotaque. Assim deverá colocar algumas questões a si mesmo. O meu discurso é perceptível para o ouvinte? Consigo-me fazer entender com clareza? As pessoas estão constantemente a perguntar "o quê?" ou dizem constantemente, "Não te estou a perceber". Esta dificuldade na comunicação afeta a minha vida pessoal? Influencia negativamente a minha vida profissional?

Ao responder a estas questões, compreenderá se deverá ou não tomar a decisão de modificar a sua pronúncia. 2 Perceba se o seu problema é morfológico. A forma como falamos é determinada pelos movimentos da boca e da língua, que modulam e modificam o som da nossa voz. Quando existe uma alteração estrutural, a comunicação fica comprometida e terá menor possibilidade de conseguir atingir os seus objetivos sozinho. Se tiver dúvidas procure um profissional. 3 Ouça sua própria voz. Leia em voz alta - e com naturalidade - um excerto de um livro e, com o auxílio de um gravador, grave para posteriormente se ouvir. Comece a ter consciência da sua própria forma de falar, e registe o que lhe desagrada. Pode repetir o processo, eliminando o que não gosta. 4 Cante. Pode parecer estranho, mas funciona! 5 Use e abuse dos travas-línguas. Sempre em voz alta, comece por dizer os que considera mais fáceis, aumentando a velocidade do discurso. Posteriormente, passe para os mais difíceis, aumentando o grau de dificuldade.  6 Converse, o mais que conseguir, com outras pessoas.  7 Imite outros sotaques. Para além de ajudar, vai ver que é divertido!



 

Texto elaborado por Dra. Vera Angelino

Terapeuta da Fala da Speechy

Serviços Especializados em Terapia da Fala





100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page