• Speechy

Saber Falar em Público. É importante?

Atualizado: Mar 15

Seja qual for o seu contexto profissional, dominar um conjunto de competências específicas que lhe permitam atingir os seus objetivos é, sem dúvida, importante!


Da mesma forma que um professor tem de saber sobre pedagogia, um especialista em marketing tem de saber como cativar uma audiência alvo.

Contudo, algumas habilidades têm um impacto surpreendentemente grande em todos os tipos de empregos, independentemente das áreas em causa. O seu domínio permitirá, não só, avanços na carreira mas também na vida pessoal. Essas habilidades podem tornar-se a sua vantagem ou, se preferir, a sua arma secreta!


Estamos a falar de comunicação, mais propriamente na arte de falar em público. E é uma arte porque o seu entendimento criará impacto e influência em momentos cruciais. Momentos esses que poderão ser a chave de grandes conquistas!


Se tudo isto lhe faz sentido não pare de ler agora!


Neste artigo pretendemos explicar-lhe as vantagens desta aptidão, em diferentes contextos, e não só!


Se é um empreendedor e na próxima semana tem uma reunião marcada com o investidor que vai salvar o seu negócio tudo o que lhe disser fará a diferença no momento em que ele decidir se lhe vai atribuir o impulso financeiro extra ou não. Grande parte da decisão estará na sua capacidade de persuasão. Se conseguir convencer o investidor com uma explicação estruturada da sua ideia brilhante e se a mensagem que transmitir for clara e concisa, é provável que isso o faça ganhar pontos!


No caso de ser um líder de equipa, ter a confiança dos seus subjugados é fundamental! Uma relação de confiança é estabelecida quando se assume uma linguagem e postura que permita criar motivação e inspiração nos demais. Só assim a equipa se manterá sólida e com isso alcançará os objetivos pretendidos. E para si, que é um líder, já pensou na importância de se manter no círculo de confiança dos seus funcionários e colegas?


E na sua vida social? Porque é que dominar a arte de falar em público também terá impacto na sua vida privada?


Nada é tão importante nos seus relacionamentos pessoais como a comunicação.

Consegue ser um bom ouvinte ao mesmo tempo que consegue expressar o que é importante para si? Pode parecer simples, mas nem sempre o é. Todos os relacionamentos têm altos e baixos, mas um estilo de comunicação saudável pode tornar mais fácil a gestão de conflitos e construção de parcerias mais fortes e saudáveis.


Resumindo, se é um empresário, um gerente ou um funcionário, poder falar com assertividade e clareza na frente de um grupo é útil tanto na sua vida profissional quanto na sua vida pessoal.


É como uma árvore que não para de dar frutos!


E a boa notícia é que pode aprender a falar em público - e há muito a ganhar. Um discurso estruturado, uma conversa convincente ou uma boa apresentação garantem que as pessoas se lembrem de suas ideias e o elogiem pelas suas habilidades de liderança.


Cada vez mais se valorizam as competências de um bom orador, e a verdade é que durante muito tempo as mais valias que daí advinham estiveram reservadas para aqueles que "nasceram" com o dom da palavra.


E se esse não for o seu caso, não obstante a qualidade que é ser-se um bom comunicador por natureza, é importante referir que isso não é um fator determinante para poder falar em público com a confiança e a qualidade necessárias para inspirar diferentes audiências.


Tal como qualquer outra valência disponível ao ser humano, também esta é possível dominar com o devido treino.


De facto, a comunicação está presente em todas as áreas da nossa vida, é uma característica inata, mas é também uma ferramenta de promoção pessoal e profissional que pode ser aprimorada, melhorada e rentabilizada, se se reunirem as condições essenciais para que tal possa ocorrer.


Texto elaborado por Dra. Marta Alves

Terapeuta da Fala da Speechy

Serviços Especializados em Terapia da Fala


#falarempublico #discurso #publicspeaking #comunicaçao #assertividade #motivaçao #confiança #storytelling #friends #inspiration #coaching #estilodevida #portugal #business #speaker #behavioranalysis #prosperidade #foco #porto #startupportugal #portugues #alternativas #allaboard #sucesso #speechypt

234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo