top of page
  • Foto do escritorSpeechy

“Fiquei sem voz, o que fazer?” - Mitos e Verdades

Atualizado: 15 de mar. de 2021

Toda a verdade sobre o estado Afónico!

A afonia, caracterizada por perda de voz, trata-se de uma alteração na mucosa da laringe, sendo as cordas vocais a zona mais afetada.


A origem pode estar relacionada com uma constipação ou gripe, com alergias ou até mesmo com abuso vocal (por exemplo: falar durante várias horas, falar excessivamente alto, entre outros).


Mas o que fazer quando fica afónico?

1. Devo sussurrar para poupar a voz?


NÃO!


Quando estamos afónicos as cordas vocais estão inflamadas e frágeis, precisando de repouso. Ao sussurrar fazemos mais força nas nossas cordas vocais. Por isso, evite sussurrar e gritar, e fale o menos possível.


2. Devo pigarrear para limpar a garganta?


NÃO!


Quando pigarreia está a criar um grande atrito entre as cordas vocais, o que é irritativo e causador de mais muco. Em vez disso, deve tossir e engolir a saliva algumas vezes. Pode também produzir o som “hmmmm” muito suavemente, fazendo assim uma ligeira massagem nas cordas vocais e ajudando na libertação das secreções.


3. Beber água faz bem à voz?


SIM!


Beber muita água durante o dia mantém as cordas vocais hidratadas. Se a causa da afonia for alergénica, é importante redobrar a hidratação, uma vez que a toma de anti-histamínicos seca as vias respiratórias.


4. Devo tomar pastilhas ou rebuçados de mentol?


NÃO!


As pastilhas proporcionam muitas vezes um efeito analgésico e de alívio rápido. Estes produtos não combatem a causa do problema, visto que irá continuar a usar a voz de forma abusiva por já não sentir tanta dor ou incómodo.


5. Existem alguns alimentos que devo evitar?


SIM!


O consumo excessivo de açúcar, laticínios e chocolate pode alterar a composição da saliva e das mucosas que revestem as cordas vocais, tornando-as mais espessas e viscosas. Isto limita o movimento das cordas vocais, o que dá menos clareza à voz e mais vontade de pigarrear.


6. O mel ajuda na voz?


SIM!


O mel é usado para provocar um efeito calmante nas cordas vocais uma vez que estabelece uma camada protetora à sua volta. Deve tomar preferencialmente à noite, quando não irá necessitar de falar.


Cuide da sua voz! É uma das mais importantes ferramentas de comunicação que possui!

 

Texto elaborado por Dra. Marta Rosa

Terapeuta da Fala da Speechy - Serviços Especializados em Terapia da Fala


278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page