top of page
  • Foto do escritorSpeechy

Trava Línguas para melhorar a articulação da criança

O que parece uma simples brincadeira é, na verdade, um mundo de aprendizagens.





Os trava-línguas infantis parece uma simples brincadeira, super divertida, entre as crianças mas, na verdade, é um excelente recurso para melhorar a articulação.



Os trava-línguas são jogos verbais que consistem em dizer, de forma rápida e clara, frases que incluem sons ou sílabas difíceis de pronunciar, pela ordem em que se encontram. Existem uma infinidade de trava-línguas, que vão dos mais simples aos mais longos e complexos.


O desafio está em conseguir dizer o trava-língua, três ou mais vezes, com clareza e velocidade, sem trocar sons (fonemas) ou sílabas e sem gaguejar.


Por exercitar os músculos envolvidos na fala, estes jogos verbais ajudam a melhorar a articulação das palavras.

E não são só as crianças beneficiam com estes jogos, muitos atores, cantores e oradores utilizam os trava-línguas, entre outras técnicas, como “aquecimento” para melhorar a performance.


Nas consultas de Terapia da Fala, sempre utilizei muito os trava-línguas quando as crianças entram na fase de automatização do fonema e sempre foi referência como exercícios a realizar em casa com os pais. Quando feitos em família, torna-se um momento familiar delicioso porque as crianças divertem-se imenso ao ver os pais com dificuldade em dizer corretamente o trava-línguas.


Os benefícios dos trava-línguas para as crianças


São muitos os benefícios dos trava-línguas. No entanto, para que se tire o máximo partido ao fazer os trava-línguas, deve-se ter sempre em conta a idade da criança de forma a adequar a complexidade do trava-línguas que apresentamos à criança.


Melhora a fluência do discurso

A recitação deve começar devagar, para que a criança consiga iniciar o seu treino de forma a articular bem as palavras. Aos poucos, vai-se aumentando a velocidade.


Melhora a entoação

Recitar trava-línguas leva as crianças a melhorarem a entoação das palavras.


Melhora os músculos orais e faciais

Desenvolve os músculos responsáveis pela produção da fala, favorecendo a correta articulação das palavras


Aumentam o vocabulário

Por serem elaborados com palavras que, muitas vezes, fogem ao vocabulário familiar da criança, é uma ótima forma de conhecerem novos termos que vão enriquecer o seu léxico.


Desenvolvem o cérebro

Os trava línguas deixam o cérebro confuso. O cérebro parece perder momentaneamente a coordenação e o controle da boca. Articular palavras e frases difíceis, faz com que o cérebro fuja à rotina do que lhe é familiar, desafiando-o a conseguir ultrapassar a dificuldade que enfrenta. Desta forma, cria um impacto positivo no cérebro, melhorando as funções orais e da fala da criança.



Baú de trava-línguas


1. Nível Fácil


- Casa suja, chão sujo

- Chega de cheiro de cera suja

- O rato roeu a roupa do rei de Roma


2. Nível Médio


- Três pratos de trigo para três tigres tristes

- Bote a bota no bote e tire o pote do bote.

- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.


3. Nível Difícil


- Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.

- O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

- A pia perto do pinto, o pinto perto da pia. Quanto mais a pia pinga mais o pinto pia. A pia pinga, o pinto pia. Pinga a pia, pia o pinto. O pinto perto da pia, a pia perto do pinto.


Não espere mais! Comece já hoje a fazer este jogo com o seu filho e vai ver o quão delicioso é divertirem-se a destravar a língua :)


Gostou? Partilhe nas suas redes sociais.


__________________________________________________________________________________


Texto elaborado por Dra. Vera Angelino

Terapeuta da Fala da Speechy

Serviços Especializados em Terapia da Fala


812 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page