top of page
  • Foto do escritorSpeechy

5 Dicas para que o seu filho AME aprender

Cinco técnicas que eu uso em consulta para manter a criança motivada em aprender.




Todos nós queremos criar filhos motivados em aprender. Não apenas porque essa motivação pode levar a boas notas na escola, mas principalmente porque é um fator importante para o sucesso ao longo da sua vida.


Ajudar as crianças a terem paixão por desenvolver os seus conhecimentos é uma grande virtude.

Segundo a neurociência, quando uma criança tem vontade de aprender, tem maior facilidade de compreensão, bem como em reter e recordar informações. A motivação pela aprendizagem torna as crianças mais persistentes e ávidas por trabalhos desafiadores!


Idealmente, queremos que os nossos filhos se concentrem em aprender e que procurem melhorar a cada dia.


A verdade é que a base da aprendizagem está na motivação que a criança tem em aprender. E aí entra o adulto.


Em consulta, tenho sempre em consideração quatro elementos chave que considero serem uma base sólida para a aprendizagem e para o sucesso, e que podem, e devem, ser aplicadas também pelos pais, são elas: competência, autonomia, curiosidade e relacionamento crítico.


Então, para a ajudar a começar a implementar, deixo cinco estratégias que englobam alguns desses elementos e que podem mudar a forma como o seu filho vê a aprendizagem:


1. Associe a aprendizagem às atividades do dia-a-dia


Quanto mais seu filho conseguir associar o que aprende com o que vivencia na vida real, maior interesse vai ter em aprender sobre o tema! Tente então relacionar o tema que quer introduzir com algo que o seu filho já tenha tido contacto, algo que ele consiga associar ao seu dia a dia. Por exemplo, se lhe ler um livro, pergunte-lhe se o personagem principal é parecido com alguém que ele conhece ou se o cenário da história é como um lugar que você já visitou.


2. Ofereça várias experiências diferentes


Expor a criança a diferentes experiências dá-lhe a oportunidade de aprender e aumentar o desejo de explorar! Uma visita ao parque, a um museu, ao supermercado, ao jardim zoológico ou mesmo uma viagem em família, desperta o interesse em saber mais e permite-lhe associar à realidade o que aprende nos livros e na escola.

Se o seu filho tem dificuldade com determinado tema, direcione as atividades que realiza com ele para esse tema, de forma simples e divertida, fazendo-o ter interesse em saber mais sobre o tema.

Por exemplo, se tem dificuldade na matemática, cozinhe com ele. Faça o bolo favorito dele, e com isso pode ensinar medições, adições, subtrações, entre outras coisas. Ou, se ele não gosta de ler, passe-lhe a receita para as mãos e peça para ele ir dizendo os ingredientes.


3. Faça com que ele se sinta competente


Nada motiva mais as crianças (e os adultos!) do que ter um sentimento de competência. As crianças quando se sentem competentes têm tendência para querer repetir o feito. Não é por acaso que as crianças repetem consecutivamente as mesmas ações, como encher e esvaziar caixas. Sim, eles testam as competências recém-aprendidas, e isso traz-lhes um sentimento de satisfação e curiosidade, deixando-os totalmente motivados.

Para que eles se sintam competentes, precisam também do reforço positivo, ou seja, do reconhecimento dos pais para os seus feitos. Por tanto, frases como "Uau, isso é super difícil de fazer, e tu conseguiste!" ou " Que desenho lindo! Como é que fizeste esse leão?", são muito bem vindas.


4. Fique entusiasmada com a aprendizagem do seu filho!


Se o seu filho demonstra paixão por determinado tema, entusiasme-se com ele! Incentive-o a explorar mais sobre o assunto!

O meu filho mais velho sempre foi apaixonado por animais. Nem imagina a quantidade de coisas que já lhe ensinei "através" dos animais. A verdade, é que bastava falar em animais e a atenção dele virava-se toda para mim, depois era fácil! Já tinha a atenção dele, só tinha de o manter envolvido na atividade. O mesmo acontece na consulta de Terapia da Fala. "Agarro" no interesse da criança, mostro o meu entusiasmo sobre o tema e a partir dai exploramos o tema em conjunto. Podemos fazer categorização (quais são objetos? quais são alimentos? Quais são transportes? - será que os animais podem ir lá dentro?), podemos aumentar o vocabulário (o que há no sitio onde mora o leão?), podemos trabalhar os sons da fala (como faz a cobra? sssssssssss), entre tantas outras coisas.


5. Veja o insucesso como uma oportunidade


Sim, é importante vermos o insucesso como uma oportunidade de aprendizagem e ensine o seu filho que não conseguir à primeira faz parte do processo de aprendizagem.

Quando um bebé aprende a andar, não se levanta e anda. O sucesso não surge na primeira tentativa, mas sim após várias tentativas. Depois de muito cair e se levantar, o bebé percebe como tem de fazer para conseguir andar bem. Na fala funciona da mesma forma, bem como na aquisição de qualquer outra competência. A aprendizagem é na verdade uma sequência de tentativa-erro. E está tudo bem.

Lembre o seu filho que se não correr bem, estará ao seu lado para o ajudar no processo e verem, em conjunto, o que podem fazer para correr melhor, ou, se o seu filho for mais pequeno e está ainda a aprender a falar, valorize o insucesso pois na realidade ele está a esforçar-se para falar bem (e nem tem consciência que não o entendem).


O que acha? Fácil de implementar?


Um beijinho.


Gostou? Partilhe nas suas redes sociais.


__________________________________________________________________________________


Texto elaborado por Dra. Vera Angelino

Terapeuta da Fala da Speechy

Serviços Especializados em Terapia da Fala



152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page