O uso da máscara e o efeito na voz
Atualizado: 18 de mar. de 2021
Fez agora um ano que o uso da máscara se tornou um hábito nas nossas vidas. Tornou-se um novo normal, à medida que tentamos retardar a propagação do COVID-19.

Máscaras de pano feitas em casa ou compradas em lojas, máscaras cirúrgicas descartáveis, ou outras. Devemos usar uma máscara facial, pois é dos métodos mais eficazes, que se tem conhecimento, por prevenir a propagação do coronavírus.
No entanto, falar através da máscara pode interferir na comunicação.
O uso da máscara pode exigir que produza a sua voz com um esforço acrescido, cerca 25-50% ou mais, dependendo da espessura da máscara que utiliza, causando maior tensão na voz.
Ao falar com uma máscara facial, a pessoa com quem fala pode escutar a sua voz abafada, com um volume baixo ou difícil de entender. É especialmente desafiador para pessoas com alterações auditivas. Para além disso, a nossa face é extremamente expressiva, durante a nossa comunicação verbal, transmitindo as mais variadas emoções. As expressões faciais, um aspeto altamente importante na nossa comunicação não verbal, são em grande parte perdidas pelo uso da máscara.
No entanto, é possível melhorar as competências de comunicação e reduzir a tensão da voz durante o uso da máscara.
Dicas para melhorar a comunicação e ser compreendido durante o uso da máscara?
Realize um bom contato visual com a pessoa com quem fala
Sempre que possível, use gestos e recursos visuais (por exemplo, escrever num quadro branco) que possam acompanhar o seu discurso
Minimize o ruído de fundo no seu ambiente envolvente
Fale devagar e de forma clara
Se falar para um grande grupo de pessoas, utilize estratégias de forma a evitar falar mais alto ou ter mesmo de gritar (por exemplo: use um microfone, toque um sino sempre que quiser falar)
Escolha uma máscara que permita total movimento facial, nomeadamente que possibilite um livre movimento da mandíbula, lábios e língua
Se tiver necessidade de aumentar o volume vocal, use uma respiração costodiafragmática para projetar a voz. Um Terapeuta da Fala pode ensiná-lo a fazer isso.
Como cuidar da sua voz enquanto usa uma máscara
Evite falar muito alto ou gritar com a pessoa com quem está a falar
Contemple tempos de descanso vocal
Foque-se na hidratação, bebendo muita água, e minimize a ingestão de cafeína
Evite fumar
Faça pausas e respirações frequentes durante a conversação
Faça um bom uso da sua ressonância. Um Terapeuta da Fala pode ensiná-lo a fazer isso.
Texto elaborado por Dra. Vera Angelino
Terapeuta da Fala da Speechy
Serviços Especializados em Terapia da Fala