top of page
  • Foto do escritorSpeechy

Afinal, o que é a Comunicação?

Atualizado: 15 de mar. de 2021


A comunicação não é nada mais nada menos que o processo de transmissão de informações de um ser para outro. É a forma como compartilhamos experiências, ideias e sentimentos. Através da nossa comunicação, estabelecemos relações, influenciamos pessoas (e até animais!), modificamos o meio ambiente onde nos encontramos inseridos.

No nosso dia a dia, recorremos a diferentes modos de comunicação. Nomeadamente, entre outros, a linguagem oral (materializada pela fala) e a linguagem escrita. A nossa performance comunicativa requer competências específicas, consideradas a base da comunicação, sendo elas:


- Competências cognitivas - como a memória (a curto e a longo prazo), a percepção, a atenção ou a resolução de problemas


- Competências linguísticas - que englobam as competências:

. Morfológicas - estrutura, formação e classificação da palavra

. Sintáticas - organização das palavras na frase

. Semânticas - significado e número de palavras que entendemos e produzimos

. Fonológicas - reconhecimento dos sons da fala e a capacidade de os usar

. Pragmáticas - o uso que se faz da linguagem no contexto social


- Competências motoras - a expressão facial que fazemos ou as músculos faciais que temos para produzir/articular as palavras


- Competências sensoriais - como a audição, visão, olfato, tacto e paladar, que nos permitem percepcionar e compreender a comunicação do outro


- Competências sociais - que nos permite, por exemplo, reconhecer o outro como o interlocutor com quem vamos comunicar.


O processo de comunicação exige, por si só, regras de conversação, para que esta seja eficiente e eficaz. Subjacente a estas regras encontramos a linguagem, que utiliza elementos, como sintaxe, morfologia, semântica, fonologia e pragmática, que se regem por regras de combinação entre eles, as quais, quando combinadas adequadamente, permitem que consigamos representar as nossas ideias e partilhá-las, seja oralmente ou através da escrita.


Quando falamos de linguagem, falamos na capacidade que temos de a perceber (linguagem compreensiva) e da capacidade que temos para a produzir (linguagem expressiva), de modo interativo e construtivo. Esta integra ainda regras complexas de organização de sons, palavras e frases com significado e requer ainda um propósito e uma intencionalidade, bem como organização da conversa, a iniciativa da mesma e de capacidade de a manter, o aguardar da vez, a resposta apropriada através de um discurso coeso, que faça sentido, entre muitos outros requisitos.


A comunicação é um processo altamente complexo!


Quando existe uma falha numa das competências acima enunciadas, implica uma disrupção de um todo processo comunicativo, o que significa alteração no desenvolvimento e na aquisição das competências subjacentes a esse processo ou, no caso dos adultos, uma incapacidade na habilidade de utilizar as competências da comunicação por eles já adquirida. Estas alterações trazem, na maioria das vezes, repercussões a nível pessoal, social, escolar ou profissional. Não hesite em recorrer à Terapia da Fala!


Agora que já tem uma ideia geral do que é a comunicação, continue a seguir o nosso blog que em breve iremos esmiuçar esta temática.


Boas conversas!



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page