Já planeou a introdução dos alimentos do seu filho?
Atualizado: 15 de mar. de 2021
Introdução Alimentar com Sucesso

Confiar na capacidade que o seu bebé tem de gerir a quantidade de comida que precisa de comer e a forma como a quer explorar.
A autorregulação alimentar é a base de uma relação saudável com a comida para o resto da vida. Desde os primeiros meses que o bebé está a programar e modular o seu desempenho individual tanto no nível metabólico como comportamental.
As refeições devem ser momentos de partilha agradáveis e desejados, nos quais os pais se sentam com o bebé, conversam e vão prestando atenção aos sinais de satisfação, saciedade e cansaço, respeitando o seu ritmo e aguardando até que esteja pronto para ingerir uma nova quantidade.
É fundamental manter um ambiente tranquilo, sem distrações como brinquedos, tablets ou televisões que retiram ao bebé a oportunidade de estar totalmente focado no conhecimento de um novo alimento.
Deixar brincar, experimentar e tocar nos alimentos com as mãos constitui um veículo de informações extremamente rico para o bebé.
As pressões, raspanetes e distrações para que coma ou que não suje o espaço em que estão totalmente desaconselhados.
Pode oferecer água ao seu bebé, principalmente no intervalo das refeições, considerando-se este o único líquido que deve ingerir além do leite.
Apenas se considera motivo de preocupação se o bebé não estiver a ganhar peso ou estiver a ganhar a mais, devendo ser feita a devida avaliação nas consultas regulares para efeitos de estudo de crescimento. Acrescenta-se ainda que caso haja um histórico familiar de intolerância a algum alimento, a sua introdução deverá ser conversada com o pediatra que acompanha o bebé.
Texto elaborado por Dra. Ângela Batista
Terapeuta da Fala da Speechy
Serviços Especializados em Terapia da Fala
#introducaoalimentar #educacaoalimentar #alimentacaofuncional #educacao #criança #crianças #alimentação #alimentacaoinfantil #comer #comerbem #comersaudavel #parentalidade #criancafeliz #desenvolvimento #desenvolvimentoinfantil #terapiadafala #love #speechypt